-
Não procure o peixe, aprenda a pescar.
03/16/2017 Adriano Meirinho 0
O que mais existe no mercado hoje são empresas medianas, cumprindo com protocolos de forma mediana, criando conteúdos medianos e mantendo resultados medianos. E o que mais assusta e mantém as pessoas na inércia é o quão confortável pode ser estar na média.
Assumir esta postura mediana tem muito a ver com a forma como as pessoas aprendem a realizar seus trabalhos hoje em dia. Com tudo disponível com tanta facilidade na internet, em portais, vídeos e ferramentas que facilitam o trabalho, parece que o peixe tem sido entregue com mais frequência do que aprendemos a pescar. Mas qual a qualidade do peixe?
No marketing digital isto fica claro todos os dias. São séries e mais séries de “10 coisas que você deve fazer para ter presença no digital”, “Truques imediatos para crescer suas vendas”, entre outras ideias vagas e com pouco teor prático que realmente auxilie e incremente a experiência diária.
Recolher provas sociais é bom? É, mas só se estas provas forem reais e se houver um objetivo bem definido para isso. Criar um blog para a empresa é bom? Sim, se este blog for alimentado por quem tem experiência no assunto, e não por qualquer estagiário de marketing contratado, ou terceirizando o trabalho para aquela agência que cria conteúdo de prateleira, igual uma padaria e suas fornadas de pães.
Compartilhar os últimos acontecimentos do mercado é bom? Claro, se estes acontecimentos forem relevantes e tiverem um impacto para as pessoas com quem você quer conversar.
É muito simples: se seu primeiro objetivo ao acordar de manhã é escovar os dentes, você não irá primeiro recolher depoimentos de pessoas que escovam os dentes, fazer uma pesquisa aprofundada da escovação de dentes, recolher dados de pessoas que realizam este ato pela manhã, procurar um conteúdo sobre tipos de escovas de dente. Você vai escovar os dentes.
Se a forma como você escovou os dentes pela manhã não se mostrar satisfatória, no dia seguinte você muda o seu método. E no outro dia isso se repete, e no outro e no outro, até que você se sinta confortável e confiante com o que está fazendo.
Não importa o quanto de pesquisa e conhecimento de mercado uma pessoa tenha, o que importa é a experiência, é aquilo que ela fez repetidamente e as consequências disso à cada nova tentativa. Então muito cuidado com marqueteiros de palco!
Uma pessoa chega à um pianista e diz:
- Daria minha vida para tocar piano como você toca.
O pianista responde:
- Eu dei.
Não tem truque. Não tem atalho. Tem que aprender a pescar.
0 0 voteArticle RatingCategories: Marketing Digital
Pagamento de Contas e Recarga de Celular Só se sai do lugar com algum grau de desequilíbrio
Subscribe0 CommentsInline FeedbacksView all comments