• Sobre
  • Artigos
  • Testes Online
  • Eu leio
  • Contato
Adriano MeirinhoMarketing Digital
  • Home
  • E-commerce
  • Negócios
  • Startups
Menu
  • Home
  • E-commerce
  • Negócios
  • Startups
  • O que aprendi nestes anos de carreira ou a era das receitas prontas

    04/02/2017 Adriano Meirinho 0

    Lá em 1995, quando comecei a me interessar por internet, tudo parecia promissor. A ideia de trabalhar “com internet” era fascinante, mas ao mesmo tempo totalmente misteriosa. Não existiam lugares para você aprender a montar um site, aprender uma linguagem de programação, aprender a utilizar os sistemas. Existiam sites e portais “vendiam espaço para banners”.

    Sabe aquela história de que hoje tudo está no Google? Não existia nem um Google para te facilitar a vida. Basicamente, não existiam ferramentas prontas. Era a época onde você tinha que ser autodidata, curioso e ambicioso – talvez audacioso! Com o tempo, aprendendo tudo sozinho em literaturas offline, entrei em uma startup que estava sendo incubada dentro de um ambiente de trabalho totalmente offline.

    Éramos o “departamento de internet”, onde vários meninos (sim, tínhamos 17, 18, no máximo 20 anos) estavam com a mesma ambição: descobrir aquele terreno ainda inexplorado e encontrar soluções para problemas que hoje não existem mais. Todos tínhamos os mesmos interesses e as mesmas virtudes, aprendíamos na marra, na tentativa e no erro, em nossos próprios algoritmos e com nossos próprios processos. Todo mundo era um “full stack” em seu ambiente de trabalho: “os do marketing”, “os da criação”, “os da programação”.

    Com a passagem dos anos, as coisas começaram a aparecer prontas na internet: frameworks, softwares disso e daquilo, templates, guias, códigos prontos, entre outros. E o que aconteceu? Os profissionais pararam de criar e passaram a consumir pacotes prontos, softwares que entregam tudo em mãos, soluções rápidas para processos complexos, manuais, padrões, receitas prontas para toda e qualquer atividade.  

    Sim, é animador ver que várias startups nasceram para resolver problemas, que as soluções para nossos problemas estão a um click de distância, são entregues em nossas mãos, simples, rápidas e terceirizadas.

    Mas me pergunto, aonde estão os verdadeiros desenvolvedores hoje em dia? Essa falta de auto suficiência camuflada a partir de softwares e ferramentas acabou em muito com nosso poder de ação, nos colocando em uma postura passiva diante dos processos de criação que já chegam prontos em nossas mãos. Assim como previu Ford, nós participamos cada vez mais de apenas uma parte do processo, sem entender o todo e como isso chegou até ali.

    Existem muito mais customizadores de código, customizadores de ferramentas, customizadores de framework, operadores de dashboard, do que realmente desenvolvedores – e quando falo desenvolvedores, não digo que são programadores, mas sim todos os profissionais que estão ali pra desenvolver alguma atividade. Na área de marketing como exemplo, com tantas ferramentas, com tantas soluções, com tantas receitas prontas, acabamos deixando nossos processos, dados e resultados armazenados em empresas terceiras, sem que as duas partes (sua empresa e a fornecedora) se conversem – raramente acontece. Para isso são desenvolvidas tantas outras plataformas que integram com outras. Parece que, ao solucionar um problema, acabamos criando muitos outros. Eis a era de ter tudo, mas não ter nada integrado.

    Hoje, em época de crise, vejo que muitas empresas estão contratando full stackers, aqueles profissionais multi tasks que possuem em seu desktop mais de 20 ferramentas para realizar cada função. Voltamos lá atrás, onde um profissional tinha domínio do todo e não apenas de uma parte. Eu particularmente adoro trabalhar com full stackers!

    E se virássemos tudo de cabeça para baixo? E se repensássemos nossos ambientes de trabalho? E se usássemos apenas papel, caneta e nossa capacidade de criar para rever alguns desses caminhos? Nosso baralho organizacional está viciado há muito tempo. É preciso trocar de baralho.

     

    0 0 vote
    Article Rating

    Categories: Negócios

    Tags: ambiente de trabalho, receitas prontas

    As mulheres na liderança das organizações estão mudando o universo corporativo para melhor! Marketing de conteúdo é saber falar com pessoas

    Subscribe
    Notify of
    guest
    guest
    0 Comments
    Inline Feedbacks
    View all comments

Posts recentes

  • Automação de Pagamentos e Gateway de Pagamento
  • O mercado do carro – promo Kit Correia Dentada
  • Celcoin e a fase 1 do Open Banking
  • API do Celcoin F.Hub desenvolve tecnologia Open Banking para fintechs e bancos digitais
  • BeMeals – It’s not vending machine. It’s a 5-star restaurant!

Arquivo

  • May 2024
  • January 2021
  • January 2020
  • October 2019
  • February 2019
  • May 2018
  • March 2018
  • December 2017
  • November 2017
  • October 2017
  • September 2017
  • August 2017
  • July 2017
  • June 2017
  • May 2017
  • April 2017
  • March 2017
  • November 2016
  • December 2013
  • November 2013

Categorias

  • Descontos
  • E-commerce
  • Geral
  • Marketing Digital
  • Negócios
  • open banking
  • Oppa Design
  • Startups
    • Open Banking
  • Uncategorized

Recent Posts

  • Automação de Pagamentos e Gateway de Pagamento
  • O mercado do carro – promo Kit Correia Dentada
  • Celcoin e a fase 1 do Open Banking
  • API do Celcoin F.Hub desenvolve tecnologia Open Banking para fintechs e bancos digitais
  • BeMeals – It’s not vending machine. It’s a 5-star restaurant!
  • Manduna Resort – Rote Island – West Timor – Nemerala beach
  • Seus canais não são suficientes
  • A sutil arte de se importar apenas o necessário – sem estress
  • Analisar as ações de forma metódica é o melhor jeito de se dar bem no marketing
  • O que os clientes esperam de sua agência de marketing

Tag Cloud

    adriano-meirinho agencia de marketing alta liderança ambiente de trabalho campanha online celcoin comercio eletronico content marketing criatividade criação design thinking diversidade de gênero e-commerce ecommerce email marketing fintech gestão infográfico lançamentos liderança marcelo frança marketing marketing de conteudo marketing digital moveis design mulheres executivas mulheres na liderança nova gestão oppa oppa design pagamento de contas page load time realidade virtual recarga de celular receitas prontas site speed startup sustentabilidade taxa de conversão tendências de 2017 tendências de consumo trending trending watch VR webpagetest

Pages

  • Artigos
  • Contato
  • Eu leio
  • Sample Page
  • Sobre

Search

Copyright © 2017 Adriano Meirinho Theme created by PWT. Powered by WordPress.org

wpDiscuz